Tony DeZuniga

Tony DeZuniga


Tony DeZuniga (8 de novembro de 1932 - 11 de maio de 2012) foi um artista e ilustrador de quadrinhos filipino. Além de seus trabalhos lendários com Conan para a Marvel, ele ficou mais conhecido por seus trabalhos para a rival DC Comics, sendo co-criador dos personagens Jonah Hex e Black Orchid.
Ele foi o primeiro artista de quadrinhos, de origem filipina, cujo trabalho foi aceitos por editoras norte-americanas. A aceitação de DeZuniga pela indústria de quadrinhos norte-americana abriu caminho para outros artistas filipinos, entre eles Alfredo Alcala.


Carreira


DeZuniga começou sua carreira nos quadrinhos aos 16 anos, como roteirista na revista semanal filipina Liwaway, que também contava com a colaboração de outros dois nomes de peso das histórias em quadrinhos, Alfredo Alcala e Nestor Redondo, que se tornaram seus mentores.
Ele se recebeu seu diploma de bacharelado em Arte Comercial pela Universidade de São Tomás, nas Filipinas. Em 1962 mudou-se para os Estados Unidos para estudar Design Gráfico em Nova York, mas retornou às Filipinas para trabalhar com publicidade e como freelancer na vibrante indústria de quadrinhos filipina.
No final dos anos 1960, DeZuniga voltou para Nova York onde começou a trabalhar para a DC Comics, com o então editor Joe Orlando. Um de seus primeiros trabalhos na DC Comics foi como arte-finalista de Ric Estrada em um conto de Girl’s Love Stories # 153. Sua estréia como desenhista foi na revista House of Mystery # 188 (setembro/outubro de 1970).


DC Comics e Marvel Comics


DeZuniga tornou-se colaborador regular da DC Comics e, junto com o escritor John Albano, co-criou o personagem Jonah Hex, e em parceria com Sheldon Mayer co-criou a primeira Black Orchid
No anos 1970 DeZuniga teve um papel fundamental no afluxo de artistas filipinos para a indústria de quadrinhos norte-americano, levando, em 1971, o editor Joe Orlando e Carmine Infantino, então CEO da DC Comics, a visitarem seu país, onde apresentou-os há alguns dos artistas que se tornaram pilares das duas maiores editoras dos Estados Unidos. Entre eles estavam Alfredo Alcala, Alex Niño, Nestor Redondo e Gerry Talaoc.
Em 1975 DeZuniga coloriu os desenhos de John Buscema para Marvelous Wizard of Oz. Essa adaptação em quadrinhos do clássico filme da Metro-Goldwyn-Mayer foi a primeira joint venture entre a Marvel e a DC Comics.
Ele trabalhou 18 anos para a Marvel e a DC Comics.


DeZuniga e os Jogos


Mais tarde ele tornou-se designer conceitual de video-games, trabalhando por dez anos na SEGA, nos Estados Unidos e no Japão.
Ele também trabalhou como freelancer na McGraw Hill e na Scholastic Corporation e ilustrou o jogo Dungeons & Dragons da TSR em livros como In Search of Dragons. Em 1989 ele ilustrou The DragonLance Saga Book Three, escrito por Roy Thomas.


A aposentadoria


Após a aposentadoria, DeZuniga passou a ensinar arte e fazer pinturas sob encomenda, cujos trabalhos foram objetos de exibições em diversas galerias.
Um de seus últimos trabalhos na indústria de quadrinhos foi Jonah Hex: No Way Back, uma graphic novel lançada pela DC Comics para coincidir com o lançamento do filme Jonah Hex (2010).


Morte


Em abril de 2012, DeZuniga sobre um Acidente Vascular Cerebral (o popular “derrame”). 
Em 5 de maio de 2012, durante o Free Comic Book Day, artistas filipinos de quadrinhos se uniram e lançaram diversas iniciativas para arrecadar fundos para o tratamento de saúde de DeZuniga. 

Ele veio a falecer em 11 de maio de 2012 devidos a complicações decorrentes do AVC e insuficiência cardíaca.


Arte de Tony DeZuniga para Savage Sword of Conan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Azaléia

Textos mais do que batidos da net - Parte 1